A embalagem a vácuo proporciona uma ótima preservação dos produtos, pois aumenta significativamente sua validade e mantém aroma, cor e sabor dos alimentos. Uma consequência disso é que os produtos não têm contato uns com os outros, evitando a contaminação cruzada.

O procedimento em embalar a vácuo tem por finalidade remover o ar no espaço livre ao redor do produto.

A carne é embalada, após este processo, o ar é completamente retirado instantaneamente e de maneira mecânica de dentro da embalagem. Todo o oxigênio é retirado, evitando a proliferação de micro-organismo indesejável e inibindo o crescimento dos mesmos, pois o ambiente se torna desfavorável.

A cadeia produtiva da pecuária brasileira movimentou R$ 483,5 bilhões e cresceu 27%, foram abatidos 30,6 milhões de cabeças em todo o país, segundo relatório anual da ABIEC em 2016.

As projeções de carnes para o Brasil mostram crescimento nos próximos anos e a expectativa é que a produção continue intensa. Entre as carnes, as que projetam maiores taxas de crescimento da produção no período 2015/16 a 2025/26, são a carne de frango, que deve crescer anualmente a 3,0%, e a suína, cujo crescimento projetado para esse período é de 2,7% ao ano. A produção de carne bovina tem um crescimento projetado de 2,4% ao ano, o que também representa um valor relativamente elevado, pois consegue atender ao consumo doméstico e às exportações.

Alimentos custam muito caro para serem produzidos e distribuídos, o processo inicia desde o desmatamento para o cultivo de uma área, uso de fertilizante à base de nitrogênio (são bem danosos ao meio ambiente), e a utilização de combustíveis fósseis em máquinas agrárias e no transporte, além do alto consumo de água doce para irrigação.

 

cidades-e-solucoes

O programa Cidades e Soluções da Globo News mostrou um comovente exemplo de solidariedade! Chefs de cozinha de renome mundial receberam a missão de elaborar pratos saborosos e sofisticados para a população de rua, feitos a

Pisciculturas

A indústria de Piscicultura é uma das atividades que mais vem crescendo no Brasil, em 2016 foram produzidas 640.510 toneladas, o Paraná, Rondônia e São Paulo foram os principais produtores e o Norte é líder entre as regiões, a atividade movimentou cerca de R$ 4,3 bilhões e gerou 1 milhão de empregos direta e indiretamente, com uma produção de 638.000 toneladas.

Alimentos Congelados

Toda start-up começa com uma ideia. A partir desta ideia, o caminho a ser percorrido requer muita habilidade e capacidade de adaptação. Isso porque a primeira etapa deste roteiro é a avaliação da ideia inicial que precisa ter dois elementos básicos: inovação e crescimento rápido.

Validadas as duas características da ideia de empreendimento, o próximo passo é testar a ideia. Uma boa dica é chamar pessoas de confiança, que já estejam empreendendo, para opinar sobre o seu negócio.

Programa Bem-Estar do G1 explica qual a melhor maneira de congelar os alimentos. A nutricionista Andrea Zaccaro e o engenheiro de alimentos Uelinton Pinto participaram da edição do dia 23 de setembro do Programa Bem-Estar da Rede Globo e explicaram para o público qual é a melhor maneira de congelar e descongelar os alimentos.

Monovac62

A dica da nutricionista para congelar os alimentos é resfriá-los previamente em geladeira, isso porque o alimento, quando colocado morno ou ainda quente no congelador pode subir a temperatura dos outros alimentos podendo estragar os outros alimentos que já estão congelados. Os alimentos devem ser porcionados e sempre tampados.

Selovac

Seja orientando-o quanto ao que é possível embalar a vácuo ou, quanto ao modelo de máquina ideal para sua empresa, seja realizando para você pequenos ajustes no seu equipamento Selovac ou orientando-o quanto ao manuseio adequado para tirar melhor proveito de sua máquina, nossos consultores de vendas estão sempre disponíveis para que suas necessidades sejam atendidas e respondidas imediatamente sem qualquer custo para sua empresa.

Cinco Razões para Comprar uma Máquina a Vácuo

1. Uma Máquina de Vácuo pode Aumentar sua Produtividade

Empresas que possuem um fluxo de trabalho mais intenso em alguns períodos do dia e em outros períodos enfrentam certa ociosidade, podem se beneficiar de uma máquina de vácuo a medida em que é possível aproveitar esse tempo ocioso para porcionar os alimentos, tais como, frios, carnes, molhos, pastas, patês embalando esses produtos a vácuo e acondicionando-os em geladeira para que no momento do pico de atividades as porções já estejam prontas para o preparo no padrão que será servido aos clientes ou, para comercialização.

O que Podemos Embalar a Vácuo

Conheça alguns dos alimentos que podem ser embalados a vácuo e descubra as vantagens que esse tipo de embalagem proporciona para esses produtos.

É muito comum as pessoas terem dúvidas sobre quais tipos de alimentos é possível embalar a vácuo e como deve ser feito o processo de embalagem. Para facilitar a pesquisa e esclarecer as dúvidas mais comuns, separamos os principais itens em grupos de alimentos e para cada grupo informamos em que condições o alimento pode ser embalado.

Produtos embalados a vacuo

Descubra se você está no momento certo de investir em uma máquina de vácuo para alavancar seus negócios.

Em momentos de retração econômica a grande preocupação das empresas é a de manter as vendas e a rentabilidade.

Muitos donos de pequenas e médias empresas, dos mais diversos segmentos estão neste momento tentando reduzir seus custos, aumentar sua produtividade, rentabilizar seus produtos, reduzir a ociosidade da equipe e constantemente se perguntando: como fazer isso?

Sihra

Entre os dias 06 e 08 de outubro, aconteceu no Rio de Janeiro o Sihra, um dos mais importantes salões profissionais de gastronomia e hotelaria do mundo que, com uma programação repleta de eventos e conferências internacionais e a presença de vários chefs renomados mundialmente, recebeu mais de 10.000 profissionais do setor.

Seladoras em Hotéis

Essa foi a pergunta que Lígia Alem Marcondes, diretora de redação da Revista Marco Zero, fez em sua entrevista com Renaldo Lonat Junior, gerente comercial da Selovac, na última edição da Equipotel, em 2014.

Por que um hotel deveria ter uma máquina de embalagem a vácuo?

A resposta de Renaldo foi enfática: porque um hotel tem cozinha e numa cozinha, seja ela de um hotel, pousada ou restaurante, um equipamento de embalagem a vácuo é de máxima importância. Por várias razões.

Uma das razões é que existem diversos produtos de época, como as frutas, que em determinadas épocas do ano são mais baratas e de melhor qualidade. Com uma máquina a vácuo o hotel, pousada ou restaurante pode comprar esses produtos na safra, em maior quantidade, com um melhor preço e embalando-os a vácuo ele terá esses produtos à disposição por mais tempo para oferecer aos seus clientes.

Ouvidoria

Quando você adquire uma seladora a vácuo SELOVAC está comprando para o seu negócio um equipamento sofisticado, moderno e de alta tecnologia embutida.

Presente no mercado brasileiro desde 1970, a SELOVAC é líder absoluta em toda América do Sul e para se manter no topo investe constantemente em pesquisa, treinamento profissional e inovação.

Sua ampla linha de modelos atende a empresas de todos os portes e segmentos, desde pequenos comércios até grandes indústrias.

Novos tempos

Vivemos tempos surpreendentes. A tecnologia evolui na velocidade da luz, as distâncias encurtaram, o mundo está interligado em gigantesca rede virtual, a sociedade moderna caminha a passos largos em direção ao admirável futuro e exige quase que diariamente novas opções em produtos e serviços que atendam suas necessidades prementes, necessidades de quem não tem tempo, de quem precisa já e agora, de quem busca agilidade, conectividade e presteza.

Alimentos

Embalar a vácuo é a maneira mais prática, segura e econômica de conservar alimentos por mais tempo, otimizando mão de obra e aumentando os lucros de seu negócio. Contudo, é preciso seguir alguns cuidados básicos para que o resultado final supere as expectativas.

Economia

O Brasil passa por momentos difíceis. Todos os setores apertam o cinto, cortam gastos, diminuem os investimentos e realocam recursos diante do cenário projetado para os próximos meses.

Além disso, vivemos uma crise hídrica seríssima, principalmente na região Sudeste, com graves consequências e que abala profundamente a sociedade causando transtornos a cidadãos comuns, consumindo recursos significativos da indústria e do varejo, contribuindo ainda mais para o desaquecimento do mercado.

Será um ano decisivo para os negócios e você precisa se preparar para enfrentar este cenário e sair à frente da concorrência.

Crise

O Brasil é o país das crises. Historicamente, entra ano, sai ano e ele está, esteve ou estará em uma das muitas crises possíveis. Já tivemos graves crises políticas, cíclicas crises econômicas, recorrentes crises institucionais e, mais recentemente, a crise quem tem dado muito o que falar: a hídrica, que abate a região mais rica da nação. Todas foram como vieram com muita reclamação, muita indignação e pouca efetividade tanto por parte de ações concretas dos governos, quanto da sociedade em geral.

Nem mesmo o ritual muito bem estudado e representado nestas ocasiões muda: a presidente faz discursos anunciando medidas amargas porém necessárias, ministros caem, empresas passam por ajustes, etc., etc., etc.

Estacionamento Lotado

Final do ano é sempre a mesma coisa. Preparativos de última hora, lista de compras enorme, gente apressada, muito trânsito, mais congestionamento do que o normal, lojas cheias, pessoas estressadas e disputa pelas poucas vagas disponíveis em qualquer estabelecimento da cidade.

Parece que o mundo enlouqueceu quando na verdade é só a preparação para o Natal e o Ano Novo que se aproximam.

A história se repete e, ano após ano, muitas empresas continuam a reproduzir o mesmo erro: falta de planejamento.

Final das Eleições

As eleições este ano foram as mais disputadas desde 1989. Se por um lado foi uma prova dura, por outro, mostrou que a democracia brasileira amadureceu. Ainda há muito o que fazer. Reformas básicas ainda não saíram do papel. A presidente reeleita enfrentará desafios consideráveis, como corrigir os rumos econômicos, combater a corrupção e acomodar divergentes interesses políticos.

Liquidação, mais baixo que a concorrência, mais em conta do mercado. O bombardeio de ofertas fantásticas e preços incríveis retumba em todos os anúncios de todas as mídias. A tentação de comprar produtos pelo valor menor ou desconto oferecido é grande e, na maioria das vezes, o negócio é efetuado por impulso.

Barato pode sair caro

Seja para economizar alguns reais, pelo intuito de levar vantagem no curto prazo ou mesmo por achar que produtos mais baratos entregam a mesma eficiência que os mais caros, consumidores em geral – corporativos ou não – acabam por adquirir gato por lebre. E quando vem o arrependimento, o tiro já saiu pela culatra.

Conservar a Vácuo. A Solução Definitiva para Hotéis de Todos os Portes

Hoteis Hotéis são estabelecimentos comerciais diferenciados de grande fluxo diário de pessoas, porém com características próprias que os distinguem, por exemplo, dos supermercados.

Os serviços que estes locais prestam devem obedecer criteriosos padrões internacionais tanto no quesito atendimento quanto e, principalmente, no item higiene.

Pela natureza da atividade, a higiene é, sem dúvida, o ponto nevrálgico e preocupação primordial de hotéis de todas as categorias e portes demandando cuidados especiais principalmente na cozinha durante a manipulação dos alimentos.

É lá que estão os maiores perigos, mas também as melhores oportunidades para estabelecimentos que desejem dar um passo além do comum.

Selovac. Referência em Máquinas a Vácuo ou Seladoras a Vácuo

Líder de mercado na América do Sul, a SELOVAC fabrica há mais de 40 anos máquinas que se tornaram referência no mercado por sua qualidade, economia, praticidade e, sobretudo, capacidade de atender as mais variadas demandas.

Supermercado

Atualmente, estabelecimentos que trabalham com produtos alimentícios perecíveis tais como: mercados, padarias,casas de carne, hortifrutis etc.em geral têm investido em máquinas a vácuo ou seladoras a vácuo tanto para diminuir desperdícios, como para oferecer produtos diferenciados – de grande aceitação entre consumidores modernos preocupados com vida saudável e produtos naturais.

Tempo é Dinheiro

Seu cliente chega com pressa na padaria, logo na entrada repara que não há vagas, o jeito é parar atrás de um carro já estacionado, péssimo hábito nacional, e torcer para ser rapidamente atendido ou que o outro demore mais do que ele.

Panificadoras

Ao entrar, se depara com uma enorme fila para fatiar frios. A venda que era certa e líquida – se houvesse um setor de autoatendimento com frios embalados a vácuo - se evapora e o freguês resolve ir embora, sem levar, inclusive, os itens básicos de seu estabelecimento: os crocantes pãezinhos.

Você perdeu a venda, talvez até mesmo o consumidor, alguns reais que, somados a muitos outros de pessoas que passaram pela mesma situação, significará, ao final do mês, um bom dinheiro que deixou de entrar no caixa.

O mundo mudou. A concorrência está maior, as margens de lucro ficaram menores e é preciso muita dedicação e jogo de cintura não só para se adequar as novas necessidades, mas sobretudo para se manter na liderança.

Casa de Carnes

O que antes, por anos foi reconhecido como padrão de qualidade, seguido e desejado por todos os estabelecimentos que queriam crescer, caiu por terra, mudou radicalmente. Ao longo das últimas décadas verdadeiras revoluções administrativa, empresarial, comportamental e, sobretudo, social, modificaram a estrutura do mercado como um todo.

Você comprou uma máquina a vácuo ou seladora a vácuo SELOVAC. Investiu num equipamento sofisticado e moderno, instalou a máquina em local estratégico, demonstrou todas as funções operacionais do aparelho, treinou os responsáveis a ligar, limpar, conservar e prolongar a vida útil da seladora.

Hoje, o desperdício em seu negócio é muito menor, pois você embala e vende produtos fracionados que duram mais tempo nas prateleiras e eliminam desperdícios.

Mas já parou para se perguntar se realmente está utilizando a capacidade operacional total dela? Se seus funcionários ou mesmo promotoras a utilizam corretamente? Se a limpeza tem obedecido os parâmetros estabelecidos em treinamento (pelo manual de instruções) e, finalmente, se não está perdendo negócios consideráveis?

O olhar é o primeiro contato de consumidores com os produtos. Uma apresentação de qualidade que destaque o conteúdo tem enorme influência no poder de compra final.

Até a década de 1990, as embalagens eram relegadas a segundo plano e não tinham nenhum apelo de vendas. O quadro começou a mudar quando o mercado brasileiro abriu as portas, sofisticou-se e passou a exigir produtos diferenciados.

Para atender esta crescente demanda, foi necessário investir em máquinas de selagem a vácuo modernas, que possuíssem grande capacidade produtiva e acondicionassem com qualidade, durabilidade e confiabilidade uma ampla linha de artigos, desde alimentos até farmacêuticos.

Atualmente, cada vez mais consumidores, sejam eles compradores intermediários ou consumidores finais exigem produtos de qualidade, com apresentação, durabilidade, confiabilidade, praticidade, mas, sobretudo preço competitivo.

Há mais de 40 anos no mercado e líder absoluta em seu segmento, a SELOVAC adquiriu, ao longo deste tempo, know-how e tecnologia avançados para customizar soluções em termoformadoras que se encaixem perfeitamente às necessidades de sua empresa.

É uma festa, uma babel organizada. A cada quatro anos, o país sede recebe 32 seleções dos 7 continentes, todas as raças, credos e línguas reunidos no grande encontro do futebol.

Durante 1 mês os times irão lutar, guerrear em uma batalha entre quatro linhas e dois arcos, e disputar a conquista de uma taça, simples, porém repleta de significados, símbolo da glória suprema, da superioridade incontestável, do domínio perfeito da redonda, prêmio máximo do esporte paixão mundial.

Competição criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, a Copa é o segundo maior evento esportivo do planeta. E indubitavelmente movimenta a economia, antes, durante e depois de sua realização. Antes com empregos diretos e investimentos pesados em infraestrutura necessária para receber os jogos, a imprensa, os turistas, etc. Durante, com o aquecimento natural do consumo gerado pelo acréscimo significativo de pessoas circulando pelo país, e depois com o legado que será revertido para o uso comum da comunidade. Sem dúvida, uma excelente oportunidade de gerar novos negócios e aumentar os lucros de pequenas, médias e grandes empresas em todos os setores da economia.

Quando se pensa no processo de embalagem a vácuo, a primeira coisa que vem à cabeça é a conservação de alimentos in natura. Contudo, muito além desta utilização há outras que acrescentam valor ao método e possibilitam grandes negócios.

A mais conhecida e que revolucionou o mercado é o Sous Vide, ou sob vácuo, técnica que utiliza o processo de embalagem a vácuo para cozinhar alimentos. Desenvolvida durante a década de 70 do século passado pelo chefe Georges Pralus, e aperfeiçoada por Bruno Goussault, que adaptou e expandiu o método para abastecer os passageiros da primeira classe da Air France com comida de ótima qualidade, sabor e consistência, a técnica atualmente é empregado praticamente por todos os estabelecimentos comerciais e industrias como um meio de prolongar a validade dos alimentos e agregar valor ao produto final.

A SELOVAC está presente no mercado brasileiro de máquinas para embalagens a vácuo desde 1970, são mais de 40 anos em investimentos constantes em tecnologia de ponta, o que fez da empresa líder absoluta em toda a América do Sul. Sua ampla linha de modelos é ideal para empresas de todos os portes e segmentos, desde pequenos comércios até grandes indústrias. Sem dúvida, um bom negócio para quem precisa atender as demandas do mercado com agilidade, confiabilidade e rapidez.

O longo caminho até a embalagem a vácuo

Por muitos séculos cientistas, inventores e curiosos tentaram criar métodos eficientes para conservar alimentos. Algumas técnicas como a desidratação, a secagem e a defumação foram bem sucedidas e existem até hoje. Outras, mais modernas, como a refrigeração e o congelamento conseguem preservar alimentos por algum tempo. Mas nenhuma dela supera a embalagem a vácuo que mantém o sabor, a consistência e a cor originais dos alimentos e possui durabilidade até 3 vezes superior a outros procedimentos.

Resumo

Introdução: As embalagens são essenciais para a preservação da vida útil e da estabilidade dos alimentos, porém verifica-se tendência dos consumidores em consumir produtos menos agressivos ao meio ambiente e esta tendência também tem afetado o setor de embalagens. Na indústria cárnea, já existem iniciativas consonantes com as práticas de sustentabilidade e preservação ecológica, como exemplo, as recentes exigências, por parte de grandes cadeias varejistas, da certificação de carne não proveniente de regiões de desmatamento. Estas exigências poderão ser estendidas também às embalagens para que se tornem menos poluentes.

Nesta pasta iremos tratar de um velho duelo existente no mercado da carne: Qualidade vs Aparência.

Para mediar este duelo nós temos um fator muito importante para a vida de prateleira dos alimentos: a embalagem.

Consumidor, faço-lhe uma pergunta: Você vai a um supermercado e se dirige a parte de carnes para comprar carne para o seu churrasco e você tem duas opções. A primeira consta de um produto embalado naquelas bandejas de isopor, cobertas com filme plástico e com uma aparência vermelha, vistosa. E a segunda consta do mesmo produto, mas embalado a vácuo e com uma cor arroxeada. Qual dos dois produtos você escolheria?

Com certeza você escolheria o primeiro, pois a carne está bem vermelha, passando a imagem de um produto em bom estado, saudável, um produto de qualidade.

Mas cuidado ao utilizar a palavra qualidade, pois os dois produtos podem estar em perfeita condição, mas com suas aparências um pouco modificadas.

Com isso, vocês puderam ver que as embalagens são essenciais no nosso dia-a-dia. Então, vamos ver os tipos de embalagens que encontramos no mercado e seus prós e contras.

Existem, hoje em dia, três tipos mais importantes: as permeáveis a gases, a vácuo e com atmosfera modificada.

A Selovac foi uma das empresas mais lembradas no segmento de seladoras na pesquisa realizada em 2012 pela revista Pack.

A Selovac tem como finalidade não apenas fornecer, com excelência produtos e serviços com um alto padrão de qualidade, mas também prestar um atendimento diferenciado e honesto, a fim de assegurar um altíssimo nível comercial e institucional agregando valor para seus clientes, fornecedores e colaboradores.

"Eu deveria ter adquirido esse equipamento a mais tempo, fiquei perdendo tempo, dinheiro e qualidade com as máquinas menores. Meu produto teve um acréscimo considerável em seu acabamento e consequentemente em sua qualidade"
Marcelo Sedano
(Sedano's Excelência em Carnes)

Receba nossa Newsletter

Invalid Input
Endereço de email inválido
banner_bndes.jpg
© 2018 Selovac - Solução além da embalagem
Máquinas para Embalagem a Vácuo e Termoformadoras
Rua Vigário Taques Bittencourt , 156
04755-060 - São Paulo - SP